Rio Grande do Sul

Participação

Plebiscito Popular sobre as Privatizações é lançado na 27ª Feicoop em Santa Maria

Lideranças e comunidade puderam deixar sua opinião sobre a privatização de estatais durante a programação da feira

Brasil de Fato | Santa Maria (RS) |
Deputado estadual Edegar Pretto já votou no plebiscito - Maiquel Rosauro

O Plebiscito Popular sobre as Privatizações de estatais gaúchas foi lançado, na manhã deste sábado (9), na 27ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria. O ato é organizado por movimentos sociais e qualquer cidadão com 16 anos ou mais poderá votar. A iniciativa não tem valor legal, mas exerce pressão política e social, permitindo que a população expresse sua vontade política.

O objetivo é defender da privatização a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). "Este plebiscito popular, além do trabalho pedagógico e de uma reconexão com a sociedade, é para dizer que não vamos permitir a venda do nosso patrimônio público. Vamos resistir até o final do ano que vem, pois então virá um novo projeto de reconstrução do Rio Grande e do nosso querido país", afirmou o deputado estadual Edegar Pretto (PT).

Também participaram do ato os deputados federais Dionilso Marcon (PT) e Elvino Bohn Gass (PT), e o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). A urna para votação ficou à disposição dos visitantes da Feicoop, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Também será possível votar on-line, entre os dias 16 e 23 de outubro, no site https://decidimrs.com.br/. Haverá ainda locais de votação nos municípios para quem não tem acesso à internet.

A 27ª Feicoop é promovida pela Arquidiocese de Santa Maria via Banco da Esperança - Ação Social, Projeto Esperança/Cooesperança, Rede Esperança; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Cáritas Rio Grande do Sul, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Comissão Pastoral da Terra no Rio Grande do Sul (CPT/RS), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB), entre outros. O patrocínio é do Ministério da Cidadania e Sicredi Região Central/RS.

Seminário Estadual e lançamento da votação teve transmissão ao vivo.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcos Corbari