Distrito Federal

Agenda

Em Brasília, Lula se encontra com catadores de material reciclável

Ex-presidente cumpre agenda de reuniões na capital federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Agenda de Lula em Brasília termina nesta sexta, dia 8 - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o catadores de materiais recicláveis do DF, no Complexo Integrado de Reciclagem (CIR) do Distrito Federal, na Estrutural. O evento foi organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável (MNCR).

Administrado pela Central de Cooperativas de Catadores (Centcoop), o complexo é uma importante conquista do movimento de catadores e catadoras do DF. A área que abriga o CIR é um dos quatro terrenos doados à Centcoop pelo governo federal em 2010, durante a gestão de Lula, para ser usado na construção de galpões de reciclagem e impulsionar. Os recursos para o projeto foram viabilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Quando se fala em meio ambiente no Brasil, só se fala na Amazônia. Mas a questão ambiental não se resume apenas a isso. É sobre a rua onde a gente anda. Não sei se nós da classe média paramos pra pensar na quantidade de lixo que a gente produz em casa”, disse Lula, durante o encontro. 

O ex-presidente prometeu que, se o Partido dos Trabalhadores voltar a governar no Brasil, vai retomar a tradição de se reunir todos os anos com o movimento de catadores para ouvir demandas e encaminhar projetos para o segmento. 

Atualmente, os galpões têm capacidade de processar até 5 mil toneladas dia de resíduos. Hoje, conseguem dar conta de apenas mil toneladas. De acordo com Aline Sousa da Silva, presidenta da Central de Cooperativas de Catadores (Centcoop), apesar da conquista obtida com o complexo, agora é preciso avançar na consolidação da coleta seletiva.

“Nós vencemos o primeiro passo, de ter uma casa, ter uma estrutura, um banheiro. Nosso desafio agora é ter coleta seletiva. De que adianta ter uma casa linda e não ter resíduo?”, destacou.

Situação do Brasil

Lula aproveitou o encontro pra prestar solidariedade aos catadores por causa da grave situação econômica do país. Segundo ele, o país passa por uma anormalidade sem precedentes.

“Existem 19 milhões de brasileiros passando fome. Eu nunca vi tanta gente passando fome em tantos lugares deste país. Antigamente, a fome era no Nordeste, agora está aqui em Brasília, no Plano Piloto. E a fome não é um fenômeno da natureza, é um fenômeno da irresponsabilidade das pessoas que governam este país".  
 
Agenda

O presidente passou a semana na capital do país em uma série de encontros. Eles se reuniu com bancadas e liderança de diferentes partidos, como PT, PSB e MDB. Também esteve com representantes dos servidores públicos que lutam contra a reforma administrativa. Nesta sexta-feira (8), Lula deve conceder uma coletiva de imprensa no encerramento de sua visita a Brasília.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino