Distrito Federal

Vacinação

DF antecipa segunda dose de Pfizer e AstraZeneca para quem está agendado até 05/11

Após chegada de novos lotes de vacina contra a covid-19, aplicação da D2 começa na próxima sexta-feira (8)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
DF recebeu 152 mil doses da Pfizer para aplicação de D2 - Renata Alves/Agência Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou nesta quarta-feira (6) uma nova antecipação da vacinação da segunda dose (D2) das pessoas que receberam os imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca. Com o recebimento de uma nova remessa de doses, quem estava marcado para tomar a D2 até 5 de novembro poderá antecipar a imunização a partir desta sexta-feira (8).

"Todos que tinham uma previsão de receber uma segunda dose até 5 de novembro, a partir de sexta-feira, dia 8 de outubro, já podem procurar os nossos postos e fazer a antecipação destas doses", anunciou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero. 

Ontem (5), segundo Valero, o DF recebeu um carregamento de 152.100 doses da Pfizer, a maioria (143.910) para aplicação de D2 e 8.190 para aplicação da dose de reforço em idosos e profissionais de saúde. Já na manhã de hoje, chegaram cerca de 60 mil doses da vacina da AstraZeneca, que serão integralmente usadas na aplicação da segunda dose.

Outro anúncio feito pela Secretaria nesta quarta foi a antecipação da dose de reforço para idosos acima de 60 anos, desde que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. A ampliação já havia sido anunciada, mais cedo, pelo governador Ibaneis Rocha, e também começa a valer a partir de sexta-feira. Até o momento, o DF já vacinou 14.055 idosos acima de 70 anos com a dose extra. A Secretaria de Saúde estima que este público seja de 22 mil pessoas, levando-se em conta aqueles que se vacinaram até 31 de março. 

Essa semana, foram abertas mais 6 mil vagas para pessoas imunossuprimidas poderem tomar a dose de reforço. A expectativa é que o DF tenha 26 mil nessa situação. Até agora, no entanto, 6.132 foram vacinados, segundo a pasta.

Profissionais da saúde

A dose de reforço também está disponível para profissionais de saúde, que tenham concluído o primeiro ciclo vacinal há pelo menos seis meses, ou seja, até 31 de março. A SES-DF informou que 41 pontos de vacinação foram disponibilizados, já a partir de hoje. Além do cartão de vacina, qualquer profissional, da rede pública ou privada, deve apresentar algum documento funcional de identificação para receber o imunizante.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino