Distrito Federal

Agenda Cultural

Outubro começa com muitas opções de cultura e lazer

Confira a agenda cultural deste final de semana

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
"Malacatifa - 12 formas de sonhar a praça" tem última apresentação neste sábado, 2 - Foto: Nath Britto

Após dois meses em cartaz, circulando praças do Guará 1 e 2, a Tríade Brinquedo encerra as apresentações de Malacatifa - 12 Formas de Sonhar a Praça neste sábado, 2 de outubro. A última apresentação do projeto terá tradução em libras e acontece a partir das 14 horas, na praça da QI 04.

O projeto artístico multidisciplinar, que une poesia, teatro, música, artes plásticas e gráficas, é formada por Ana Flávia Garcia, Elisa Carneiro e Gabriel Guirá.

“Quando imaginamos Malacatifa como a manifestação da praça enquanto espaço livre e coletivo, selamos um compromisso com a multiplicidade do público. Toda poética exige uma ética. Queremos que esse convite seja para todas as pessoas, como a praça deve ser, e a presença da língua de sinais potencializa essa possibilidade”, destaca Gabriel Guirá, coordenador geral do projeto.

O projeto acontece das 14h às 18h, com entrada franca e classificação indicativa livre.

Malacatifa – 12 Formas de Sonhar a Praça

Dia 02 de outubro, sábado – QI 04

Das 14h às 18h - Entrada franca - Classificação indicativa livre

Festival celebra línguas estrangeiras

Neste sábado (02), às 19h, acontece o XI CoopFestival pelo Youtube, com apresentações artísticas de música, teatro e dança em inglês, espanhol, francês e japonês.

Desta vez com edição online, o Festival realizado pela Cooplem Idiomas promoverá um concurso de talentos com participação de estudantes, professores e convidados da escola, com premiação em dinheiro para adultos e vale-presente para crianças.

Serão ao todo dezesseis participantes, que passaram por um processo seletivo, que se apresentarão em vídeo levando a cultura de países nas línguas ensinadas pela instituição, em intercâmbio com a cultura e manifestações artísticas do Brasil.

XI CoopFestival

Dia 02 de outubro, sábado, às 19h

Evento online e gratuito, canal da Cooplem no Youtube

Releitura de clássico shakespeariano

Domingo, dia 3, às 20h, será lançada a primeira série temática do projeto Performer Lab. A primeira jornada de criação é intitulada “O Xeque-Mate de Shylock”, uma adaptação de trechos de “O mercador de Veneza”, peça teatral de William Shakespeare.

A série de vídeos tem o idealizador do projeto, o ator Gustavo Araújo, como intérprete, e Luciana Martuchelli na direção, e mostram versões diferentes, concebidas nas linguagens do teatro e do cinema.

“Em cada jornada de criação eu convido uma pessoa para dirigir e proponho o texto, mas também recebo propostas desses convidados. E no caso d’O mercador de Veneza, embora o texto tenha sido escrito no século XVI, ele traz questões que permeiam a atualidade, como segregação, preconceito e antissemitismo” ressalta Araújo.

O Xeque-Mate de Shylock

Dia 3 de outubro, domingo, às 20h

Evento online e gratuito, Youtube e Instagram

Bebês na plateia


Teatro para Bebês em cartaz esta segunda, dia 4 / Foto: Diego Bresani

Na segunda, 4 de outubro, o espetáculo brasiliense Achadouros - Teatro para Bebês do Coletivo Criadouros se apresentará no 7º Festival Nacional de Teatro de Congonhas, em edição online.

Livremente inspirado no livro Memórias Inventadas do poeta Manoel de Barros, o espetáculo destinado a bebês de 6 meses a 3 anos de idade, será apresentado em vídeo, e que convida o público a se aventurar com as atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria em seu quintal imaginário.

O Festival é realizado pela Cia de Teatro Terceiro Sinal (MG), e está em sua segunda edição virtual, com participação de grupos de todo o país e espetáculos de diversas linguagens. O Coletivo Criadouros é o único grupo do DF na programação.

Achadouros - Teatro para Bebês

Dia 04 de outubro, segunda, às 18h

Evento online e gratuito, Canal do Youtube

Imigração venezuelana em fotos


Exposição no CCBB retrata imigração / Foto: Antonello Veneri

O CCBB Brasília recebe até o dia 31 de outubro a exposição “Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil” do fotógrafo Antonello Veneri.

A partir de histórias reais de pessoas que atravessaram a fronteira em Roraima, nos últimos anos, em busca de oportunidades para reconstruírem suas vidas em um novo país, a exposição irá retratar o percurso de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à integração social no Brasil, em uma exposição fotográfica inédita e aberta que acontece no vão central do edifício do CCBB.

Antonello Veneri cruzou a fronteira com a Venezuela, percorrendo as cidades de Boa Vista e Pacaraima (RR), locais que marcam a chegada dos venezuelanos; passando também por Brasília (DF), além de Concórdia e Seara, no Oeste catarinense, cidades que receberam grupos de venezuelanos, após a contratação junto ao setor privado, de um integrante familiar.

Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil

Até 31 de outubro

De terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca

SCES, Trecho 2 - CCBB Brasília

 

Segue em cartaz

Movimento Internacional de Dança

Até 12 de outubro

Programação disponível aqui

R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)

SCES, Trecho 2 - CCBB Brasília

Festival Acessibilidança

Até 13 de outubro

Programação completa

Evento online e gratuito, Youtube da Funarte

Exposição Kwá Yapé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá

Até o dia 17 de outubro

De quarta-feira a domingo, das 11h às 19h

Evento gratuito

Eixo Monumental, SDC - Funarte Brasília

Exposição Laços de Confrontos

Até o dia 24 de outubro

Segunda a sábado – 14h às 18h

Galeria Risoflora, Ceilândia - Praça do Cidadão

 

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino