Distrito Federal

Agenda Cultural

Exposições, oficinas, apresentações teatrais, confira os destaque do fim de semana

Eventos presenciais e virtuais acontecem neste sábado e domingo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Leitura dramática acontece ao vivo - Crédito: Janelson Ferreira

Neste sábado (18) a Cia Burlesca apresenta a última leitura dramática do Brecht na Biblioteca. Dessa vez o texto escolhido foi “Histórias de Sr. Keuner - Fragmentos daquele que pensa”, baseada em contos selecionados do livro de mesmo nome do dramaturgo alemão Bertolt Brecht.

Sob direção de Patrícia Barros, as atrizes Julie Wetzel e Lyvian Sena e os atores Pedro Caroca e Pedro Henrick criaram cenas curtas a partir de alguns dos quase cem contos presentes do livro, em diferentes formatos e estilos, porém mantendo o caráter de leitura dramática, para serem apresentadas ao vivo.

Este projeto foi idealizado para acontecer presencialmente dentro da Biblioteca Pública de Brasília (312/313 Sul) com leituras dramáticas, palestras e oficinas de teatro. Porém, em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, todo o projeto foi adaptado para ocorrer virtualmente.

Brecht na Biblioteca

Dia 18 de setembro

Sábado, às 20h

Evento online e gratuito

Canal do Youtube da Cia Burlesca

 

Arte integrada à natureza

Até o dia 25 de setembro acontece a exposição Tempo de Plantar no Parque Bosque do Sudoeste, uma experiência para promover uma visão de mundo com mais encantamento, vínculo e cuidado com a natureza.

Uma Exposição fotográfica com as fotos das ações realizadas pelo Movimento Tempo de Plantar em 2019 e 2020, estão expostas durante todo o mês de setembro, dentro do horário de funcionamento do parque.

Além disso, neste sábado (18) acontecem oficinas de Identificação de Árvores com o fitopatologista Jorge Roland, Oficina Pedagógica com O Colégio Pueri e Candanguinho, e Oficina de Mandalas Naturais com o Grupo Alegria.

“A Oficina de Mandalas ensinará aos participantes a comporem mandalas coletivamente, utilizando flores, folhas e outros elementos naturais coletados pelo parque. As mandalas são diagramas simétricos, geralmente utilizados em terapias e meditações, que também possuem grande valor estético e decorativo”, conta Andressa Regina, do Grupo Alegria.

E na manhã do próximo sábado, dia 25, terá lançamento do Tempo de Plantar 2021 com o ambientalista César Araújo, e a Exposição e Oficina de Sementes com a educadora ambiental Simone Vaz de Holanda.

Artexposição Tempo de Plantar

Até o dia 25 de setembro

Exposição de segunda à sexta, das 6h às 21h

Atividades aos sábados, das 9h às 12h

Evento gratuito

Parque Bosque do Sudoeste

 

Campeonato de Poesia Falada


Participante do SLAM DFão Mel Mesquita (Medro) / Foto: Caroline Dantas

Este sábado (18) é dia da edição 2021 do SLAM DFão, às 20h, de forma virtual. O evento reúne participantes do Distrito Federal e Entorno para uma batalha de poesia falada.

Concorrendo à vaga para o Campeonato de Nacional de Poesia Falada - Slam BR estão Anna Moura, Mel Mesquita vulgo Medro, Prethaís, Mano Dáblio, Magno Asis e Magenta. Todos selecionados em eliminatórias de slams de diferentes Regiões Administrativas.

Conversamos com a participante Mel Mesquita, mais conhecida como Medro, travesti, multiartista do cenário cultural do DF, que atualmente está na pré-produção do seu primeiro álbum solo, Música Travesti Brasileira, composto por poesias musicadas autorais. “Vejo sempre uma competição como uma metodologia para uma finalidade maior, voltada para a resistência de corpos e culturas dissidentes.”

Slam DFão

Dia 18 de setembro

Sábado, às 20h

Evento online e gratuito

Youtube do Slam DFão

 

Memórias de Mestras em vídeo

 


Caravana das Alembranças vai ao ar na segunda, 20 / Divulgação

Último episódio da série de vídeos Caravana das Alembranças vai ao ar segunda, dia 20, via Zoom. A exibição do episódio de “Tamá nas Terras do Aboiar” será seguida de bate-papo ao vivo.

A Caravana das Alembranças embarca na sua viagem começando pelas periferias do Distrito Federal, em visitas e vivências realizadas entre 2020 e 2021. Depois da bonequeira e artesã Tetê Alcandida, da cantora e compositora Martinha do Coco, agora é a vez da compositora e brincante de bumba-meu-boi Tamá Freire de Sobradinho-DF.

A proposta é um intercâmbio cultural significativo, que se nutre da convivência comunitária e afetiva com mestras griôs e aprendizes, enquanto uma forma de aprendizagem e produção partilhada de conhecimento. Ao acender velhas infâncias, apresenta o brincar enquanto necessidade humana de expressão, revelando memórias e segredos de outros tempos e lugares.

Para participar da exibição e bate-papo ao vivo, é preciso se inscrever antecipadamente. Os episódios anteriores estão disponíveis no Youtube. Este projeto foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

Caravana das Alembranças

Dia 20 de setembro

Segunda, às 20h

Evento online e gratuito

Inscrições: Clique aqui

 

Teatro de Mamulengo na internet

Até o dia 25 de setembro acontece 2ª Roda de Mamulengos do DF, com programação online e gratuita de espetáculos, oficinas e um vídeo reunindo depoimentos de bonequeiros e bonequeiras atuantes no Distrito Federal.

Desde sua primeira edição, em 2019, a Roda de Mamulengo foi desenvolvida para contribuir com a salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no DF. Neste ano, reúne os grupos e artistas que compõem o Catálogo de Mamulengos do Distrito Federal, publicado em 2020 e elaborado através do trabalho conjunto entre os detentores da tradição, pesquisadora(es) e a Superintendência do Iphan no DF.

A 2ª Roda de Mamulengos é realizada como uma ação de auxílio emergencial aos brincantes que tiveram seus trabalhos artísticos interrompidos em decorrência da pandemia do Covid-19. A ação tem como proponente o brincante e agente cultural Thiago Francisco, conta com financiamento do edital FAC Apresentações Online, vinculado ao programa Conexão Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do DF.

Um evento da Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB), em parceria com a Associação Fuzuê de Arte e Cultura.

Roda de Mamulengos do DF

Até 25 de setembro

Programação completa no site

Evento online e gratuito

Youtube da ACTB

 

História dos mantos tupinambás em exposição


Exposição fica em cartaz até o dia 17 de outubro / Fernanda Liberti

Em cartaz na Funarte Brasília a Exposição Kwá Yapé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá, sob tema da grande volta do manto tupinambá. A mostra ocorre na Galeria Fayga Ostrower, até o dia 17 de outubro, e depois segue em itinerância para a Casa da Lenha, em Porto Seguro, de 28 de outubro a 27 de novembro.

O trabalho integra o projeto “Os artistas viajantes europeus e o caso dos mantos tupinambás nas cidades do Rio de Janeiro e Porto Seguro, e parte da história dos mantos tupinambás”, para refletir sobre as relações entre esse povo, o processo de dominação colonial e sua resistência.

A exposição, contemplada com o Prêmio Funarte Artes Visuais 2020/2021, conta com obras de Edimilson de Almeida Pereira, Fernanda Liberti, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, Livia Melzi, Rogério Sganzerla e Sophia Pinheiro, e curadoria de Augustin de Tugny, Glicéria Tupinambá, Juliana Caffé e Juliana Gontijo.

Seguindo protocolos de segurança oficiais, a Funarte Brasília adota diversas medidas para manter o ambiente protegido durante as visitações, com limitação de 50 pessoas ao mesmo tempo na galeria, sendo obrigatório o uso de máscara e distanciamento social de 1,5m, aferição de temperatura na entrada e disponibilização de álcool em gel no local.

Exposição Kwá Yapé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá

Até o dia 17 de outubro

De quarta-feira a domingo, das 11h às 19h

Evento gratuito

Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural

Funarte Brasília

 

Segue em cartaz

Caracas, Véi

18 e 19 de setembro

Sábado às 20h e domingo às 15h

Entrada franca

Setor L Norte, EQNL 2/4, Bloco B - Taguatinga/DF

Festival Plural

Até 18 de setembro

Evento online gratuito

Canal do Festival no YouTube

Programação completa no site

Malacatifa - 12 formas de sonhar a praça

18 e 19 de setembro

Sábado e domingo, das 14h às 18h

Acesso gratuito

Praça da QE 28 e QE 30, Guará

Movimento Internacional de Dança

Até 12 de outubro

Programação completa no site 

R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)

SCES, Trecho 2 - CCBB Brasília

 

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

Edição: Flávia Quirino