Ceará

Servidor público

Servidores públicos realizam atos para pressionar deputados contra a Reforma Administrativa

Em Fortaleza, sindicatos de servidores públicos organizam ato a partir das 8h, na Praça da Imprensa

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
De acordo com a organização, a ação tem como objetivo repudiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da Reforma Administrativa. - Foto: Fetamce Marcos Adegas

Servidores municipais, estaduais e federais do Ceará realizam nesta terça-feira (14) ato do Dia Nacional de Mobilização contra a Reforma Administrativa. A atividade tem concentração a partir das 8h na Praça da Imprensa, no Bairro Dionísio Torres. De acordo com a organização, a ação tem como objetivo repudiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da Reforma Administrativa, do Governo Federal, que está tramitando na Câmara dos Deputados e representa, na avaliação das categorias, o desmonte do serviço público, além de reforçar a Campanha “Fora Bolsonaro”.

“Neste 14 de setembro estaremos nas ruas mais uma vez com os servidores públicos das três esferas para pressionar os deputados federais cearenses sobre a necessidade de se posicionarem contra essa tragédia que é a reforma Administrativa para o serviço público brasileiro. Será um grande dia de luta e mobilização de todos os trabalhadores e trabalhadores em defesa do funcionalismo público em todo o Brasil”, disse Wil Pereira, presidente da CUT Ceará.

Roberto Luque, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará (Sintsef-CE) afirma que esta é uma semana decisiva, pois o presidente da Câmara deve colocar em pauta, em votação em primeiro turno a PEC 32 da reforma administrativa que retira direitos dos trabalhadores do setor público. “Mas mais do que isso, destrói o serviço público. Para impedir mais um crime contra o serviço público vamos todos às ruas”.

De acordo com informações divulgadas pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), a mobilização acontece na semana em que o relatório da PEC receberá vistas da comissão especial sobre a temática instalada no parlamento federal. Depois, em data a ser definida, a propositura pode ir ao Plenário para votação. Diante disso, o foco dos protestos serão os deputados federais. Os organizadores informam que as mobilizações, que acontecerão em todo o país, pretendem dialogar com a bancada de cada estado para que os congressistas se coloquem contra a medida.

“O deputado que for favorável a esta PEC será considerado traidor do povo e pode ter a certeza que não será reeleito, pois nós estamos nas bases de cada para denunciar. Ao invés de discutir essa proposta desastrosa, o governo e o Congresso deveriam estudar medidas que venham fortalecer os serviços públicos, sobretudo neste cenário de pandemia", aponta Enedina Soares, presidenta Fetamce.

A Federação é uma das entidades integrantes do Fórum dos Servidores Públicos das Três Esferas no Ceará, que organiza a atividade. O espaço também é composto pela Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), pelo Sindicato dos Trabalhadores No Serviço Público Estadual do Ceará (MOVA-SE), pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Ceará (SINTSEF-CE), pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e pelo Sindicato dos Agentes de Saúde e Sanitaristas na Área de Combate a Vetores de Endemias e Subnutrição no Estado do Ceará (Sinasce).

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Monyse Ravena