Distrito Federal

Coluna

PEC 32: A reforma para destruir direitos de todos e todas

Imagem de perfil do Colunistaesd
Derrotar a PEC 32 é uma luta coletiva de todos. - José Cruz/Agência de Brasília
A reforma administrativa irá afetar toda a população beneficiária de serviços públicos.

No último dia 1º de setembro, o relator da PEC 32/2020, que prevê a reforma administrativa, deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), apresentou novo texto da proposta para avaliação, entre os dias 14 e 16/09, da Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Concluída a apreciação, se aprovado, o texto seguirá para votação em plenário. A PEC 32 precisa ser barrada.

Análise do novo parecer feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) aponta que Maia não contemplou as críticas feitas em audiências públicas pela sociedade civil e pelo movimento sindical, mantendo os principais pontos da proposta original.

Para o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior, o texto do relator mantém o interesse da proposta do governo Bolsonaro de “terceirizar, privatizar e demitir”, com o objetivo de reduzir o Estado brasileiro. “Foi mantido todo o art. 37 A, sobre a relação entre o Estado e a iniciativa privada, prevendo condições de ampliação de concessões e privatizações dos serviços públicos, além da terceirização dos servidores, uma vez que as garantias de estabilidade são bastante relativas”.

No DF, servidores públicos iniciam agenda de mobilização contra a PEC 32

Relativizar a estabilidade irá institucionalizar o “bico” no serviço público, ao sabor do arbítrio do poder político ou privado, ampliando a ingerência na gestão e, assim, facilitando a corrupção.

Tal risco foi destacado também pela Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal, que, em sua Nota Técnica 69/2021, conclui:

[…] a PEC 32/2020 apresenta diversos efeitos com impactos fiscais adversos, tais como aumento da corrupção, facilitação da captura do Estado por agentes privados e redução da eficiência do setor público em virtude da desestruturação das organizações.

Mas a reforma administrativa não afetará somente os servidores públicos. A seguir, uma mostra do alcance de destruição da PEC 32/2020:

- Para a população em geral: pagar por direitos constitucionais, como saúde, educação, segurança pública; redução ainda maior de recursos para o SUS; redução dos servidores públicos, com consequente piora do serviço público; o Brasil tem 11 milhões de servidores, e com a perda de direitos e redução salarial cai o consumo, piorando ainda mais a economia, afetando principalmente comércio e pequenas empresas; quanto mais desigualdade e pobreza, maior a violência generalizada;

- Para trabalhadores da educação (básica e superior): redução orçamentária ainda maior; mercantilização da educação; fim das férias de 45 dias, controle de carreira, determinando o que deve e o que não deve ser ensinado; precarização da pesquisa científica e, portanto, da carreira de cientistas, com a redução de recursos para pesquisa, material, salários; sem pesquisa pública, a iniciativa privada determinará o que deverá ser pesquisado, quando, como e para quem;

- Para servidores públicos em geral: redução salarial; fim da hora-extra e do adicional noturno; fim da estabilidade, sem a qual o servidor fica refém de cartilha ideológica, ou até religiosa, de algum afilhado do político da vez; fim dos concursos públicos; volta dos “trens da alegria”, dos anos 80, com governantes nomeando funcionários que cuidem de seus interesses, ou seja, facilitando a corrupção.

Para que uma emenda constitucional seja aprovada em plenário, são necessários os votos de 308 deputados federais, em dois turnos. Só então ela segue para o Senado, para votação também em dois turnos, com, no mínimo, os votos de 49 senadores.

Antes, porém, é preciso que seja aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, composta por 59 parlamentares, assim divididos: 25 são favoráveis à reforma administrativa, 23 são contrários e 11 declarando-se indecisos. Pelo site Na Pressão, todos e todas podem – e devem – se manifestar diretamente junto aos parlamentares da Comissão, contribuindo para o resultado dessa votação.

Derrotar a PEC 32 é uma luta coletiva de todos.

*Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB - S. SInd. do ANDES-SN)

** Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do Brasil de Fato.

Edição: Márcia Silva