Rio Grande do Sul

Setembro Amarelo

Governo do RS sanciona projeto que institui a campanha Setembro Amarelo no RS

Projeto da deputada Franciane Bayer (PSB) foi sancionado nesta sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Governador Leite sansionou o projeto ao lado de sua autora, a deputada Franciane Bayer - Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com os maiores índices de suicídio no Brasil. Tendo em vista esse quadro, a deputada estadual Franciane Bayer (PSB) criou o Projeto de Lei nº 206/2020, que Institui a Campanha de Valorização da Vida – Setembro Amarelo e o Dia Estadual de Prevenção ao Suicídio no Rio Grande do Sul.

O projeto foi sancionado, nesta sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, pelo governador Eduardo Leite (PSDB), na Casa Branca, sede do governo do estado na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.  

No ano de 2019 o estado registrou 1.423 casos de suicídios, com maior incidência na faixa etária entre 50 e 59 anos, sendo 80% homens. “Precisamos mudar esta triste realidade. A data de hoje (10) é simbólica. O suicídio ainda hoje é considerado um tabu na sociedade e a falta de informação e diálogo sobre o assunto não contribui para a redução dos casos no Rio Grande do Sul. A estratégia de não falarmos sobre suicídio não está dando certo”, destacou a deputada Franciane.

O governador cumprimentou a deputada pela iniciativa, destacando sua relevância. “Nos tempos em que vivemos, quando tudo muda tão drasticamente e tão rapidamente, a qualidade de vida das pessoas acaba sendo afetada, e podem surgir muitas razões para que as pessoas contemplem o suicídio. Por isso, é preciso envolvimento do Poder Público para conscientizarmos as pessoas sobre a importância de estarmos atentos”, frisou o governador.

Durante o mês de setembro, o Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio, coordenado pela Secretaria da Saúde (SES), promove o Mês de Promoção da Vida. A programaçassião conta com três lives que serão transmitidas pelo canal da SES no Youtube e com a instalação de iluminação cênica em prédios públicos e privados de Porto Alegre.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira