Rio Grande do Sul

Direitos Humanos

Série sobre a formação do Movimento de Justiça e Direitos Humanos tem lançamento na sexta (3)

Piloto da série documental estreia na internet; no sábado (4) tem conversa virtual com Jair Krischke e Omar Ferri

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Piloto de série documental retrata trajetória de rede de militantes que atuou durante a ditadura para auxiliar perseguidos políticos - Acervo MJDH

O piloto da série documental "Do que é feito o caminho: ações humanitárias sem fronteiras" será lançado nesta sexta-feira (3), às 19h, no Vimeo e no site da Artéria Filmes.

No sábado (4), às 15h, ocorre um bate-papo online sobre o documentário, com Jair Krischke e Omar Ferri, ativistas do Direitos Humanos. O Projeto é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Confira o trailer:

Sobre o filme

"Do que é feito o caminho: ações humanitárias sem fronteiras" (29 minutos) é o piloto de uma série documental de cinco episódios. Este primeiro episódio narra fatos anteriores ao início do processo de organização do Movimento de Justiça e Direitos Humanos em Porto Alegre.

Segundo a Arteria Filmes, a narrativa começa com a formação de uma rede de pessoas que auxiliava perseguidos políticos brasileiros na travessia das fronteiras do Sul do Brasil com os países vizinhos, depois do golpe de Estado de 1964. O documentário apresenta a maneira como essa rede foi ampliada por consequência dos golpes no Uruguai, na Argentina e no Chile e a consequente necessidade de retirada de perseguidos políticos dos países vizinhos pelo Brasil.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko