Distrito Federal

Pandemia

DF ultrapassa 10 mil mortes por covid-19

Pessoas acima dos 60 anos são maioria das vítimas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Desde o início da pandemia foram confirmados mais de 469 mil casos de covid-19 no DF - Crédito: Agência Brasília

O Distrito Federal ultrapassou a marca dos 10 mil mortos neste fim de semana, desde o início da pandemia. A triste marca foi alcançada no sábado (28), segundo balanço oficial da Secretaria de Saúde do DF. 

Desde o início da pandemia no país, há um ano e cinco meses, foram notificados no Distrito Federal 469.940 casos confirmados de covid-19. Do total de casos notificados, 452.298 (96,2%) estão recuperados e 10.021 (2,1 %) evoluíram para óbito. Cerca de 7 mil pessoas seguem em tratamento contra a infecção.

O DF está na 14ª colocação, entre as unidades da federação, tanto em número de mortes quanto de total de casos confirmados, de acordo com dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde. A média de idade das pessoas que morreram em decorrência da infecção está em 67 anos. Já o número de casos confirmados, em termos absolutos, se concentra na população com faixa etária entre 30 e 49 anos. 

Ao todo, o país já registra 20,7 milhões de casos com 579 mil mortos.   

Antecipação de doses

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta segunda-feira (30) a antecipação da segunda dose da vacina contra covid-19 de quem deveria completar a  imunização até o dia 7 de setembro, nos casos de quem recebeu as vacinas da Pfizer e da AstraZeneca. Com isso, o fim do ciclo de vacinação para essas pessoas pode ser reduzido em uma semana. A partir desta terça-feira (31), os postos de vacinação já aplicarão a antecipação da D2.

A vacinação no DF atingiu 65,6% do público geral e mais de 77% do público vacinável (12 anos ou mais) com a primeira dose, o que abrange cerca de 2 milhões moradores. Já a imunização completa, com as duas doses ou dose única da vacina da Jansen, chegou a 31,75% da população.

Edição: Flávia Quirino