Distrito Federal

População

Terceira maior cidade do país, Brasília chega a 3,1 milhões de habitantes

IBGE divulgou estimativas populacionais de 2021

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Brasília é a terceira cidade mais populosa do país - Crédito: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (27) as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. Em 1º de julho de 2021, a população total do Brasil chegou a 213,3 milhões de habitantes.

Brasília possui uma população total de 3.094.325 de habitantes, o que faz da Capital a terceira maior cidade do país, atrás de São Paulo, a mais populosa, com 12,4 milhões de habitantes, seguida pelo Rio de Janeiro (6,8 milhões) e Salvador (2,9 milhões).

São Paulo segue como o estado mais populoso, com 46,6 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país, seguido de Minas Gerais (21,4 milhões de habitantes) e do Rio de Janeiro (17,5 milhões de habitantes). Os cinco estados menos populosos, somam cerca de 5,8 milhões de pessoas estão na Região Norte: Roraima, Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia.

A região metropolitana de São Paulo continua sendo a mais populosa do país, com 22,04 milhões de habitantes, seguida pelas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (13,19 milhões), Belo Horizonte (6,04 milhões), e da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) do Distrito Federal e Entorno (4,75 milhões).

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. 

Para chegar aos números, o IBGE estima o crescimento da população observado nos últimos dois censos demográficos, realizados e 2000 e 2010, e por meio da Projeção de População prevista para 2021 para os estados brasileiros, atualizada em 2018.

Edição: Flávia Quirino