Distrito Federal

Agenda Cultural

Artes visuais, oficinas, música e teatro são algumas das atrações para o final de semana

Confira a programação cultural gratuita no Distrito Federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Festival de Monólogos do projeto Sub Online está em cartaz até o dia 17 de setembro pela internet - Divulgação

O último final de semana de agosto está cheio de atrações na área cultural. Em cartaz até o dia 17 de setembro pela internet, o Festival de Monólogos do projeto Sub Online. Ao todo, 20 vídeos foram selecionados e serão transmitidos, gratuitamente, no Instagram do Subdulcina. A seleção de roteiros de artistas do DF ocorreu entre junho e julho de 2021 e todos os selecionados foram contemplados com ajuda de custo de R$ 300 para participação.

A programação é diversa, contemplando roteiros que flertam com a comédia, mas também bebem do documental, trazendo temas que vão desde o cotidiano remodelado pela pandemia até o folclore, passando também por temas complexos como pertencimento, ocupação das cidades e dinâmicas do DF.

Ainda passarão pelo festival os artistas Letícia Rick, Rodrigo Queiroz, Francisco Emmanuel, Pedro Ribeiro, Marcelo Grossi, Luiz Leão, Andyva Divã, José Ernandes, Érika Caroli e Raíssa Gregori.

Distanciamento social e respeito aos protocolos sanitários fazem parte da reinvenção do projeto que ocorria no subsolo da Faculdade Dulcina de Moraes, no Conic. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Festival de Monólogos Sub Online

Até o dia 17 de setembro

Segundas, quartas e sextas, às 20h

Instagram do Subdulcina

Setor de Diversões Sul

 

Artes Visuais

Até o dia 24 de outubro, dez jovens artistas de fora do Plano Piloto participam da exposição Laços e Confrontos, realizada na Galeria Risofloras, em Ceilândia-DF. A mostra é realizada por meio de edital público do 1º Programa Arte Ocupação, que selecionou e premiou em dinheiro e ofereceu mentoria artística e profissional.

Laços e Confrontos enaltece regimes de representação negra, periférica, feminina, travesti e LGBTQIAP+, além de contextualizar a revolução em curso que, destruição após destruição, altera, a partir de resgates ancestrais, o futuro antes fadado à perversidade colonial que explora o nosso continente.

Os selecionados foram Angela de Carvalho, Bruna Braz, Ester Cruz, Gabriel Matos, Isabelle Prado, Jusianne Castilho, Lyv, Pamella Wyla, Santz, de diferentes regiões administrativas do DF. A artista convidada Rosa Luz também integra a exposição. Sob curadoria de Gu da Cei, Luiz Ferreira e Rayane Soares, a exposição reúne um conjunto de 16 obras, entre fotografias, pinturas, objetos e vídeo-instalação.

A Galeria Risofloras, um antigo posto policial reestruturado pelo programa Jovem de Expressão, foi reinaugurada após mais de um ano fechada por conta da pandemia. O projeto visa impulsionar jovens talentos que trabalham em busca de oportunidades e reivindicam territórios próprios de valorização da arte.

O projeto é uma realização da Galeria Index, com apoio do Instituto Sabin e parceria do Programa Jovem de Expressão e Galeria Risofloras.

Exposição Laços e Confrontos

Até o dia 24 de outubro

Segunda a sábado, das 14h às 18h

Galeria Risofloras

Praça do Cidadão, Ceilândia/DF

 

Convocatória

 


Estão abertas as inscrições para o Caleidoscópio em Brazlândia. / André Gagliardo

Estão abertas as inscrições para o Caleidoscópio - Oficinas e Encontros Artísticos de Brazlândia. Um mosaico cultural de desenvolvimento de novos talentos, com oficinas gratuitas e residência, além de apresentações artísticas.

A fim de impulsionar o potencial artístico de Brazlândia, jovens que vêm se destacando na cena cultural do DF promovem uma série de atividades formativas para moradores da Região Administrativa. Os conteúdos assimilados resultarão em apresentações à comunidade, em local aberto e público.

Dando início às suas atividades, o Caleidoscópio abriu convocatória pública para performers do canto, da dança, do circo e do teatro. Oito pessoas serão selecionadas e receberão um cachê no valor de R$ 500,00 para apresentar intervenções artísticas de rua, ainda no mês de setembro. As pessoas interessadas devem preencher, até o dia 31 de agosto, o formulário. O projeto vai oferecer acomodação e refeições.

As oficinas acontecem entre os dias 1º e 25 de setembro, na Escola Parque da Natureza, em Brazlândia. As inscrições estão abertas e interessadas/os/es devem preencher formulário disponível aqui, onde também podem conferir a programação, com dias e horários.


Teatro

Malacatifa – 12 Formas de Sonhar a Praça é o nome da ocupação multi-artística que acontece neste sábado (21) e domingo (22), no Guará, das 14h às 18h. São quatro horas de ocupação com instalação gráfica e plástica, ambientes sonoros e ações cênicas, como poesia, teatro e música.

A atividade é realizada pela Tríade Brinquedo e passará por 12 praças do Guará, até outubro. Neste sábado, Malacatifa estará na praça da QI 14, e domingo na praça da QI 22, Guará 1.

Malacatifa

14 de agosto a 02 de outubro - 14h às 18h

Praças do Guará (confira o calendário)

 

*Esta Agenda Cultural conta com a colaboração de Pedro Caroca - V4 Cultural

 

Edição: Flávia Quirino