Distrito Federal

Cultura

Final de semana será de estreias e lançamentos em todo o Distrito Federal

Confira a agenda cultural deste sábado (21) e domingo (22)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Malacatifa ocupação multi-artística acontece neste sábado e domingo em praças do Guará - Foto: Nath Brito/Tríade Brinquedo

Neste sábado (21) e domingo (22), acontecem diversas atividades culturais no Distrito Federal. Ceilândia, Guará, Taguatinga, São Sebastião, Paranoá serão palco de eventos que acontecem em formato presencialmente. Lives, estreia de documentário, peças de teatro acontecem em formato virtual em diversas plataformas.

Localizada na Ceilândia, na Praça do Cidadão, a Galeria Risofloras será reinaugurada hoje (21), às 13 horas, com a exposição “Laços e Confrontos”, onde dez jovens artistas exibem os seus trabalhos. A mostra é realizada por meio de edital público do 1º Programa Arte Ocupação, que oferece prêmios em dinheiro e mentoria artística e profissional.

A Galeria, que ficou mais de um ano fechada em razão da pandemia, é um antigo posto policial que foi reestruturado pelo programa Jovem de Expressão. O projeto tem como objetivo impulsionar jovens talentos que trabalham em busca de oportunidades e reivindicam territórios próprios de valorização da arte.

A exposição “Laços e Confrontos” traz obras de artistas de Sobradinho, Ceilândia, Santa Maria, Pôr do Sol, Águas Claras e Itapoã, e estará aberta ao público das 14h às 18h, de segunda a sábado, até o dia 24 de outubro. A curadoria é de Gu da Cei, Luiz Ferreira e Rayane Soares.


Galeria será reaberta na Ceilândia / Divulgação

Reinauguração Galeria Risoflora

21 de agosto – 13h às 15h

Exposição Laços de Confrontos

21 de agosto a 24 de outubro

Segunda a sábado – 14h às 18h

Ceilândia - Praça do Cidadão

 

Mapeamento Cultural

O Território Cultural do Paranoá realiza mapeamento cultural de agentes culturais e artistas locais do Paranoá, Paranoá Parque e Itapoã. O cadastro será realizado durante o Festival Artístico-Cultural Esquina Preciosa, que acontece neste sábado, 21, a partir das 14 horas.

O Território Cultural do Paranoá é um espaço virtual e subjetivo de arte educação e fomento da cultura local. O Mapeamento do Território é formado por cantores, compositores, músicos, bandas, grupos, artistas plásticos, poetas, artesãos, espaços de criatividade e coletivos da região.

Oficina

Neste sábado, às 16 horas, o Espaço Cultural Caracas, Véi oferece, gratuitamente, a Oficina ‘a palavra em performance’. A Oficina tem como objetivo auxiliar no desbloqueio de habilidades de comunicação oral. E é direcionada, especialmente para pessoas pretas, periféricas e mulheres.

“Será uma boa oportunidade para aperfeiçoar a oratória e experimentar comigo técnicas vocais que aprendi nos saraus, nos slams, na universidade e nos teatros da vida”, explicou a facilitadora da Oficina, Meimei Bastos.

Para se inscrever basta enviar um e-mail para o [email protected] informando o nome.

Oficina ‘a palavra em performance’

21 de agosto – 16 horas

Espaço Cultural Caracas, Véi

Taguatinga

 

Ocupar as praças

Malacatifa – 12 Formas de Sonhar a Praça é o nome da ocupação multi-artística que acontece neste sábado (21) e domingo (22), no Guará, das 14h às 18h. São quatro horas de ocupação com instalação gráfica e plástica, ambientes sonoros e ações cênicas, como poesia, teatro e música.

A atividade é realizada pela Tríade Brinquedo e passará por 12 praças do Guará, até outubro. Neste sábado, Malacatifa estará na praça da QI 14, e domingo na praça da QI 22, Guará 1.

Malacatifa

14 de agosto a 02 de outubro - 14h às 18h

Praças do Guará (confira o calendário)

 

Teatro


Cabaré Pescoço é experiência de palhaçaria coletiva e será exibido neste sábado, às 20h / Foto: Renato Garcia

Estreia neste sábado, 21, às 20 horas, o projeto Cabaré Pescoço, serão apresentadas seis cenas curtas e inéditas criadas por cinco artistas de diferentes estados do país, entre eles o Distrito Federal. O espetáculo será exibido ao vivo no canal do youtube e contará com a apresentação dos MCs palhaços Nenusko, Picaburu e das palhaças Georgete e Ticanica.

O Projeto Cabaré Pescoço - Pesquisa Continuada de Palhaça e Palhaço foi criado em em maio deste ano. Em encontros semanais, por videoconferência, artistas trocam saberes e estudos na linguagem da palhaçaria para criação de números cômicos a serem apresentados pela internet.

As cenas apresentadas no espetáculo deste sábado foram concebidas por Adriana Alves (Janetch), Diogo Bonito (Bonito), Elisa Neves (Glleicy Mel), Paulo Carneiro (Abelardo Bilola) e Pedro Caroca (Seu Cocó) e trazem situações diversas.

Glleicy Mel faz até a hora da faxina virar evento. Bonito mostra sua rotina de palhaço cansado numa quarentena de 525 dias. Abelardo Biloba está contratando pulgas para trabalhar no Circo Zika, mas apenas um mosquito se candidata à vaga. Janetch tenta acalmar sua mente confusa através da meditação, mas seu corpo não parece colaborar. Seu Cocó acorda perdido depois de uma festa e aos poucos vai relembrando o que aconteceu na noite anterior.

A apresentação é gratuita, mas serão aceitas contribuições voluntárias realizadas por meio de transferências bancárias.

Cabaré Palhaço

21 de agosto - Às 20h

Local: Youtube

Valor: Chapéu virtual (Pix: [email protected])

Classificação: 16 anos

 

Coração de Campanha

Continua em cartaz no teatro do CCBB a peça Coração de Campanha. Neste sábado e domingo, as apresentações acontecem às 16h30. De autoria da atriz Clarice Niskier, a peça conta a vida de um casal que é surpreendido pela quarentena em plena crise conjugal. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos online. A peça fica em cartaz até o dia 5 de setembro.


Espetáculo Coração de Campanha fica em cartaz até 5/09 / Divulgação CCBB/ Foto: Dalton Valério

Também continua em exibição o espetáculo de dança e teatro "Depois do Silêncio". Concebido bilíngue, em português e libras, o espetáculo que tem a inclusão como linha condutora ganhou temporada com audiodescrição e está disponível até o domingo (22).

A obra conta a história de Helen Keller, primeira cega e surda a entrar para uma instituição de ensino superior, e seu memorável encontro com Anne Sullivan.

 

Oficina Adereços Afro

Neste domingo (22) acontece a Oficina de Adereços Afro com Rogério de Oyá. As atividades acontecem aos domingos e este domingo é a terceira edição da atividade. As oficias são gratuiras e as próximas acontecem nos dias 29 de agosto e 5 de setembro, das 14h às 18h. As pessoas interessadas podem se inscrever através de formulário online.

“Os adereços afro são instrumentos que reforçam a identidade cultural e a beleza afro brasileira, valorizando suas formas, criando assim um estilo próprio, contribuindo para que mais pessoas descubram a afirmação da identidade pela estética”, explica trecho da apresentação da Oficina.

Oficina Adereços Afro

22/08, 29/08 e 05/09 - 14h às 18h

Côrte da Planta Myllejy - Pôr do Sol - P. Sul

 

Bumba meu boi

A tradição do Bumba Meu Boi e a maneira como a cultura se estabeleceu em Brasília será o tema de duas lives realizadas pelo Instituto Rosa dos Ventos e o Circuito Candango de Culturas neste domingo, 22. Às 17h30 o tema é “Os toques e toadas do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro”, com o Mestre Gilvan do Vale. Às 19 horas, a conversa é sobre “Bumba Meu Boi e Seus Símbolos”, com Guarapiranga Freire.

As lives serão transmitidas pelo instagram do Centro de Tradições Populares.

 

Leilão do absurdo

O Coletivo As Sebastianas realiza neste sábado, 21, às 19 horas, a 8ª edição do Leilão do Absurdo, em São Sebastião. O evento será online e presencial. Esta é a primeira edição presencial da atividade que iniciou no período de pandemia e é inspirado no leilão realizado pelo Coletivo Pão e Tinta de Recife (PE).

O leilão do absurdo é uma tecnologia social. “É um leilão de arte periférica, que promove venda de arte de favelas e periferias de vários estados do Brasil. Tem obras que saem daqui e vão pra outros estados e que saem de outros estados e vem pra cá, fazemos esse intercâmbio cultural por meio do leilão”, explica a leiloeira e co-fundadora das Sebastianas, Loba Makua.

Serão leiloadas fotografia, telas, roupas e esculturas, os lances iniciais são a partir de 50 reais e o valor máximo é ofertado pelo próprio público. “Aceitamos todas as plataformas de artes para encontrar um público que as abrace”, aponta Loba. A atividade integra artistas de várias regiões do DF, como Samambaia, Ceilândia e Cidade Ocidental (entorno).

A atividade cultural acontece na Biblioteca Exu do Absurdo, que fica aberta para a comunidade de São Sebastião com ponto de internet e atividades culturais. Haverá ainda um pocket show de Anna Moura, musicista, compositora e poeta e apresentação da DJ Bel Prazer.

Documentário

No domingo, 22, às 19 horas, estreia o documentário “Do Pixo aos Livros”, que retrata as diversas perspectivas dos artistas da cidade de São Sebastião e que lidam com as linguagens da periferia. O filme será transmitido no canal das Sebastianas no youtube, mas também será exibido na Biblioteca Exu do Absurdo, vagas limitadas.

 

8º Leilão do Absurdo

Online no perfil Sebastianas

Presencial na Biblioteca Exu do Absurdo – necessário fazer reserva de mesa, vagas limitadas.

21 de agosto - 19h

São Sebastião - Quadra 102, Conjunto 24 lote 40 - (próximo a pista de skate)

 

Edição: Flávia Quirino