Distrito Federal

Saúde

Vacinação para adolescentes de 17 anos deve começar dia 24

Imunização desse público depende da chegada de lotes da Pfizer

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Vacinação para adolescentes a partir de 17 anos inicia neste mês - Andre Borges/Agência Brasília.

Da Redação*

O Distrito Federal deve começar a vacinar os adolescentes de 17 anos em geral na próxima terça-feira (24). Atualmente, a capital está imunizando jovens de 12 a 17 anos com comorbidades, autismo e síndrome de down. 

O público nessa faixa etária sem comorbidades começou a ser vacinado essa semana com as sobras de vacinas ao final do dia, a chamada xepa. O governador chegou a publicar nas redes sociais que a medida era uma forma evitar o desperdício das doses.

A ampliação da vacinação neste público, no entanto, ainda depende da chegada de novas doses de vacinas do consórcio de farmacêuticas Pfizer/BioNTech, a única no país que pode ser aplicada em menores de idade, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma remessa do imunizante está prevista para chegar no fim de semana. O avanço para idades menores de 17 anos está condicionado ao envio desses novos lotes de vacinas.

A intenção foi anunciada por representantes do governo do Distrito Federal em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (19), na sede da administração distrital.

Segunda dose no DF

Também nesta quinta, o DF começou a adiantar a aplicação da segunda dose da Oxford/AstraZeneca para as pessoas com retorno previsto até o dia 31 de agosto.

*Com Agência Brasil

Edição: Márcia Silva