Distrito Federal

Geração de Renda

Mulheres do Sol Nascente realizam Feira de artesanato e comida

Atividade acontece neste sábado, das 9h às 16h, na 410 Norte e reunirá 14 expositoras, além de apresentações musicais

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Artesanatos, comidas e apresentações musicais serão atração da Feira - Divulgação

A quadra 410 Norte recebe neste sábado, 7, a partir das 9 horas, a primeira edição da Feira de Artesanato e Comida Renda Delas, iniciativa do trabalho de um coletivo de mulheres da Região Administrativa Pôr do Sol/Sol Nascente.

O grupo começou a se formar no começo da pandemia, durante as ações de solidariedade do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos no Distrito Federal (MTD). Diante da necessidade de conciliar trabalho e maternidade e do aumento do desemprego, o trabalho em casa e os negócios criativos se tornaram mais importantes para garantir a renda das mulheres.

A artesã Rosa Bravo, venezuelana que vive no Brasil há três anos, relata que assim que começou a pandemia e fecharam tudo viveu momentos de muita dificuldade e desespero.

“Mas as coisas estão tomando novo rumo. A Renda Delas chega num momento oportuno para dar uma mão para aquelas empreendedoras que estão neste processo de retomada da renda. Acho muito importante esse apoio vindo das mulheres nestes tempos tão difíceis. Espero fazer meu trabalho conhecido e conhecer outras mulheres também trabalhadoras e batalhadoras e pra gente não se sentir tão sozinha", destaca.

Com base nos princípios da economia solidária, a iniciativa a Renda Delas foi criada com o objetivo de fortalecer, estruturar e divulgar o trabalho de mulheres do Sol Nascente que oferecem produtos e serviços. “Tudo ficou muito difícil, as coisas ficaram muito caras, as vendas caíram 90%, então a possibilidade de abrir uma feira vai ser bom pra nós que somos artesãs vender nossos produtos”, fala a artesã Nilacir da Silva Arce.

Para Lígia Kawata, membro da coordenação do coletivo Renda Delas, a pandemia reforçou ainda mais os problemas estruturais de gênero, com desemprego maior entre as mulheres, aumento da violência doméstica e sobrecarga do trabalho doméstico não-remunerado e do cuidado com as crianças.

"Essas questões foram acentuadas para as mulheres negras da periferia. Diante do descaso do governo, a organização popular nos ajuda a buscar soluções para os problemas. A Renda Delas é um grupo de geração de renda, mas também é um lugar de encontro que dá direção para todas essas lutas”, ressalta.

Desde o início da pandemia, o MTD tem tido um papel importante na superação da fome e na organização popular nos Trechos 2 e 3 do Sol Nascente, com as mulheres como protagonistas. O Projeto A Renda Delas já promoveu cursos, criou um catálogo virtual de produtos e atualmente conta com 30 mulheres entre artesãs, costureiras, cozinheiras, confeiteiras, manicures, floreiras.

A Feira reunirá 14 expositores, entre mulheres que integram o coletivo Renda Delas e de outras organizações e movimentos populares. A Feira, que acontece na área externa do Quilindo Arte em Canto e Papel, contará com apresentações musicais de Zila Siquet, Morgana Santos e Vernon Bitu.

 

1ª Feira A Renda Delas

7 de agosto

Horário: 9h às 16 horas

Local: 410 Norte, na área externa do Quillindo Arte em Canto e Papel

 

Edição: Flávia Quirino