MOVIMENTOS SOCIAIS

"Direito Achado na Rua": livro terá lançamento no Youtube na sexta (30)

Obra reúne 46 artigos que tratam sobre diversos temas a partir de uma "introdução crítica ao Direito como Liberdade"

Brasília | Brasília (DF) |
Arquivo: Congresso Internacional “O Direito Como Liberdade – 30 Anos de O Direito Achado na Rua”, realizado em dezembro de 2019, em Brasília - Matheus Alves

Será lançado nesta sexta-feira, 30, o décimo volume da série O Direito Achado na Rua: Introdução Crítica ao Direito como Liberdade. A edição marca os 30 anos de O Direito Achado na Rua e reúne 46 artigos e participação de mais de cem autoras e autores.

:: Uma anticandidatura ao Supremo Tribunal Federal: Soraia Mendes e o debate sobre legitimidade ::

"Nesta edição comemorativa, que marca os 30 anos de O Direito Achado na Rua, pudemos repensar nossa experiência histórica e avaliar suas possibilidades ainda expansíveis e interpelantes", aponta um dos coordenadores do grupo, o professor José Geraldo de Sousa Júnior.

O livro é dividido em nove seções e trata sobre temas como Direitos Humanos, Combate  ao  Racismo  e  ao  Patriarcado, Educação para a Paz e Práticas Emancipatórias de Mediação de Conflitos, Acesso  à  Justiça  no  Brasil, Conflitos  socioambientais,  direitos  indígenas  e  de  povos  e  comunidades  tradicionais, Movimentos Sociais e os Desafios da Assessoria Jurídica e Advocacia  Popular, entre outros.

:: "Nova Transamazônica": reconstrução da BR-319 começa sem estudo de impacto ambiental ::

O Direito Achado na Rua é um grupo de estudos e pesquisa que existe há 30 anos na Universidade de Brasília (UnB) e tem por objetivo pensar o Direito derivado da ação dos movimentos sociais a partir de uma perspectiva que o entende como uma “legítima organização social da liberdade".

"Nascido há 30 anos em meio à resistente beleza do Cerrado, O Direito Achado na Rua floresce no ambiente histórico dos trabalhos da Assembleia Constituinte, para constituir-se em um projeto de formulação de uma nova concepção de direito, em uma nova sociedade que se anunciava mais livre, justa e solidária, e que por seu turno apresenta hoje dilemas e desafios que nos convocam à reflexão-ação", explica o professor José Geraldo.

:: Relembre 7 vezes em que o governo Bolsonaro se espelhou no Brasil da ditadura militar ::

O lançamento do livro acontece na sexta-feira, às 16 horas e será transmitido no canal do youtube do Direito Achado na Rua.


O livro já está disponível para download.

 

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino