Paraná

Manifestação

Cultura e diversidade marcam mais um grande ato Fora Bolsonaro em Curitiba

Indígenas, grupos culturais, moradores de ocupações, torcidas organizadas e demais trabalhadores participam do 24J

Curitiba |
Indígenas estiveram entre os diversos grupos sociais que participaram do Fora Bolsonaro em Curitiba - Giorgia Prates

A cultura e a diversidade foram a marca de mais um grande ato Fora Bolsonaro em Curitiba. Desde as 14h, milhares de pessoas se concentraram na Praça Santos Andrade para ver apresentações culturais e fazerem manifestações pelo impeachment do presidente, por auxílio emergencial de R$ 600, comida na mesa e vacina para todos o mais rapidamente possível. Depois seguiram em passeata pelo centro, que foi até o final da tarde.

Grupos de indígenas, moradores de ocupações, torcidas organizadas antifascistas, estudantes, sindicatos, centrais sindicais e partidos mostraram suas bandeiras e suas reivindicações.


Diversos grupos culturais se apresentaram no ato / Giorgia Prates

Foi grande também a participação de artistas, com apresentações programadas de mais de uma dezena de grupos, entre eles Garibaldis e Sacis, Bloca Ela Pode Ela Vai, MUV, Wes Ventura, Imperador Sem Teto e MTD – Místicas Dialogando com as Lutas Indígenas.

Para a moradora da ocupação Nova Guaporé 2 e do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), a manifestação não é apenas pelo momento atual, mas pelo futuro do Brasil. “Estou aqui no ato para lutar por melhoria social e da comunidade que moro e pelo futuro da minha filha. Temos de lutar para que nossos filhos e os filhos deles tenham direito a moradia e a direitos”, diz.


Impeachment do presidente foi a principal reivindicação / Giorgia Prates

No Brasil e no mundo

Os atos organizados por movimentos populares, sindicatos e partidos de oposição que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo ocorreram em mais de 500 cidades no Brasil e pelo menos em outros 15 países, em cidades como Bruxelas, Tóquio, Berlim, Paris, Viena, Londres, Zurique, Freiburg, entre outras.

Edição: Frédi Vasconcelos