Rio Grande do Sul

Comunicação

Live comemora os 30 anos do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

Debate irá rever parte dessa trajetória de três décadas e o futuro da luta pela democratização das mídias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A ideia da live é relembrar do passado para pensar o presente e o futuro dessa luta no país, que ganhou contornos ainda mais desafiadores. - Reprodução

Em 2021, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) completa 30 anos de existência enquanto entidade. Para fazer um balanço histórico dessa trajetória, o FNDC vai realizar uma live especial, convidando atuais e ex-integrantes da Coordenação Executiva. A ideia é relembrar do passado para pensar o presente e o futuro dessa luta no país, que ganhou contornos ainda mais desafiadores.

A live será nesta quarta-feira (21), às 19h, no canal do FNDC no Youtube. Acompanhe outras informações no Facebook do FNDC.

Segundo a entidade, a democracia no Brasil não pode existir sem a efetiva democratização dos meios de comunicação. É a partir desse pressuposto que, nos anos 1990, o Fórum passou a congregar entidades da sociedade para enfrentar os problemas da área no país. São dezenas de entidades filiadas, organizadas em cerca de 20 comitês regionais espalhados por todo o Brasil.

A FNDC teve participação ativa em importantes processos de elaboração de políticas de comunicação, como a legislação de radiodifusão comunitária, a lei do cabo, o marco civil da internet, entre outros. Em 2009, o FNDC foi uma das mais atuantes organizações da sociedade civil na construção da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Desde 2012, organiza o Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), que se firmou como evento de referência na área para comunicadores, pesquisadores e ativistas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Marcelo Ferreira