Rio Grande do Sul

Resistência

Bancada Negra formaliza a Frente Parlamentar Antirracista em Porto Alegre 

A primeira bancada negra da história de Porto Alegre criou a Frente para articular políticas e ações antirracistas 

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Frente oficializada nesta quinta-feira (29) será espaço para participação de todos vereadores não-negros e servirá para formular políticas públicas e articular demandas do movimento social negro - Divulgação

Aprovada por unanimidade em fevereiro deste ano, a Frente Parlamentar Antirracista foi formalizada nesta quinta-feira (29). Construída por toda a bancada negra, a coordenação da Frente será dividida pelas vereadoras Karen Santos (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB), Reginete Bispo (PT) e o vereador Matheus Gomes (PSOL). De acordo com os parlamentares, ela será o espaço unificado da bancada negra e dos vereadores solidários à causa negra em Porto Alegre, com o objetivo de articular políticas e ações antirracistas. 

O ano de 2020, para além do início da pandemia, foi o ano em que reverberou pelo mundo que "vidas negras importam". A morte do estadunidense George Floyd e, posteriormente, o assassinato João Alberto Silveira Freitas, em Porto Alegre, fizeram com que, no meio do isolamento social, manifestantes saíssem às ruas dizendo basta ao racismo e à morte do povo negro. Levante que teve reflexo nas urnas da capital gaúcha, que elegeu em novembro sua primeira bancada negra. 

Desde então, os cinco parlamentares vêm trabalhando e denunciando ações racistas como a ocorrida no dia 21 de abril, em que manifestantes direitistas usaram um carrasco e um boneco enforcado, em alusão à Ku Klux Klan, organização racista, antissemita, anticatólica e anticomunista fundada no século 19 no Sul dos Estados Unidos. Neste contexto, a Frente Parlamentar Antirracista se torna mais um importante passo, apontam os parlamentares.

“A criação da Frente foi uma das primeira ações propostas pela nossa bancada, por representar essa importância em nossas vidas, na vida de cada um que constitui a Bancada Negra e de cada mulher e homem negro que nos ajudou a chegar até aqui”, aponta Bruna Rodrigues (PCdoB).

A vereadora Daiana Santos (PCdoB) afirma que a conquista do espaço no Legislativo da Capital é uma oportunidade "para politizar absolutamente tudo". Segundo ela, "é assim que vamos ter a certeza de que essa construção real de espaços não será passageira, não só pela eleição desses cinco vereadores negros que já estão na história dessa cidade, mas que poderemos construir o ganho de consciência e o protagonismo do nosso povo preto, algo que vai seguir mobilizando e reverberando por anos”.

Segundo Bruna Rodrigues, a intenção é que a Frente seja um espaço de debate, mas, essencialmente, de criação de políticas públicas que dialoguem com as necessidades da população negra de Porto Alegre. “Como mulher negra, a minha luta se construiu a partir dessa identidade, dessa vivência, e na Câmara de Vereadores é urgente não só o lavante dessa pauta, mas a utilização dela como base fundamental para o exercício político. Ainda lutamos para existir com dignidade e isso faz com que tenhamos a necessidade de construir instrumentos que deem suporte a essa construção. Ocupamos este espaço e queremos fazer dele um instrumento potente de ampliação de vozes e de combate ao racismo”, afirma.

Vereadora em exercício e representando o primeiro mandato coletivo da Capital, Reginete Bispo (PT) destaca que a cidade de Porto Alegre é uma das mais segregadas do país. Ela chama atenção para as mobilizações no último ano. “Esse tema mobilizou o mundo. Em plena a pandemia, quando o mundo estava em isolamento, o isolamento foi quebrado porque as pessoas foram às ruas dizer que vidas negras importam. Isso acontece porque o racismo contra as pessoas negras, e aqui no Brasil contra as pessoas negras e indígenas, assumiu uma proporção insuportável, as pessoas estão sendo mortas, o racismo vem se apresentado em suas mais diversas formas”, pontua. 

Neste contexto, complementa Reginete, "quando o ódio racial cresce de uma maneira gigantesca e está naturalizado na fala e nos atos das pessoas, especialmente de alguns governantes, como por exemplo o nosso presidente da República, a Frente tem uma importância muito grande”, finaliza. 

Conforme destaca o vereador Matheus Gomes (PSOL), o combate ao racismo será pauta transversal no trabalho da Frente, ou seja, do orçamento da cidade ao combate a pandemia. "Quando o IBGE diz que Porto Alegre é a capital brasileira mais segregada racialmente, fala do acesso à educação, saúde, de renda e trabalho, expectativa de vida, por isso, iremos dialogar sobre temas concretos da vida do povo negro e de periferia", afirma.

Matheus complementado que a constituição da Frente Parlamentar Antirracista consolida a novidade das eleições de 2020. “Se nos últimos quatro pleitos, apenas dois vereadores negros foram eleitos na primeira chamada, em uma eleição foram cinco vereadores, expressando o avanço da representação política negra no ano das maiores manifestações antirracistas da história”, conclui.

“Ações como o lançamento da Frente Antirracista me trazem esperança. Faz com que possamos olhar para o futuro e compreender que existe uma possibilidade real de construção de algo que é diferente do que sempre nos foi apresentado. A existência dessa frente simboliza aquilo que eu, Laura, Reginete, Karen, Bruna e Matheus desejamos e lutamos: um futuro igualitário, pensando nessa construção de possibilidades reais de ascensão do nosso povo, da classe trabalhadora, que sempre correu atrás. É um movimento necessário, quando nosso povo está sofrendo nesse período tão duro, onde as desigualdades se acentuam”, finaliza Daiana Santos. 

Conforme destaca a bancada, o espaço é aberto para participação de todos vereadores não-negros e servirá para formular políticas públicas para a capital gaúcha e articular demandas do movimento social negro na Câmara. Na primeira reunião, participaram mais de 40 entidades e coletivos negros de Porto Alegre, como o Movimento Negro Unificado, a União de Negros pela Igualdade (Unegro) e o Clube Satélite Prontidão.

*Com informações da assessoria da imprensa 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo
de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira