Ceará

Festival

Inscrições abertas para “Exposição Fotográfica Contrastes” do Festival Curta o Gênero

Os interessados em compor a exposição podem se inscrever até segunda-feira, 8 de março.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A edição 2020/2021 do Festival Curta o Gênero terá sua segunda fase realizada entre os dias 26 e 31 de março. - Foto: Bella Tozini/Projeto Lacração

Para compor a mostra artística “Exposição Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares”, o Festival Curta o Gênero (COG), está com inscrições abertas para fotógrafos, profissionais ou amadores, que tenham interesse em mostrar sua arte até esta segunda-feira, 8 de março. As obras serão apreciadas pela curadoria especializada, que selecionará imagens em que estejam representados temas como diversidades sexuais, direitos humanos, feminismo, luta atirracista e antipatriarcal. As inscrições podem ser feitas aqui.

Após a montagem, a Exposição Contrastes será adaptada para o formato virtual por profissionais de cinema e artes audiovisuais que integram a ONG Fábrica de Imagens. O público poderá conhecer as fotografias por meio de tour virtual gravado em vídeo e também ouvir depoimentos sobre a relação do registro captado com a temática do Festival. O lançamento acontecerá no dia 26 de março, às 19h, na abertura do Curta O Gênero 2021. O vídeo será exibido pelo canal da Fábrica de Imagens no Youtube e divulgado no Facebook e Instagram. Ao final da transmissão, o público poderá participar de bate-papo ao vivo com os artistas.

O Festival

A edição 2020/2021 do Festival Curta o Gênero terá sua segunda fase realizada entre os dias 26 e 31 de março, com programação virtual que contará com apresentações musicais, espetáculos teatrais, performances, exposição de fotografias e de ilustrações. “Nessa edição, priorizaremos trabalhos que sugiram reflexões e críticas e que considerem a necessidade de fortalecermos conceitos, estéticas e práticas produzidas no Brasil e em toda América Latina, além de fortalecermos também sujeitos, comunidades e povos marginalizados, subalternizados numa sociedade que simultaneamente é capitalista, eurocêntrica, machista, heterossexista, racista e capacitista”, explica a presidenta da ONG Fábrica de Imagens Christiane Ribeiro Gonçalves.

Programação completa

No dia 26 de março, primeiro dia do Festival, serão lançadas, em vídeo, as duas exposições: a Contrastes, que exibirá as fotografias escolhidas, e a Expressões de Gênero, composta por ilustrações. A transmissão online será iniciada às 19h, em seguida, o público assistirá pelo canal da Fábrica de Imagens a uma peça e uma performance teatral escolhidas pela curadoria.

No sábado, 27, e domingo, 28, também às 19h, o COG será totalmente dedicado à música. A Mostra Cores do Som exibirá o show de quatro bandas cearenses, que apresentam seu repertório gravado e interagem com o público em live.

De 29 a 31 de março, será a vez dos espetáculos e performances da Mostra Gênero em Cena, palco da dramaturgia no Curta o Gênero. Durante os três dias serão transmitidas a produção teatral de atores, atrizes e coletivos locais.

Edição: Francisco Barbosa