Pernambuco

Violação

Violência contra pessoa idosa aumenta durante pandemia, saiba como denunciar

Foram registradas 63 denúncias em abril e 42 queixas em março

Brasil de Fato | Recife (PE) |
De acordo com a CIAPPI, 140 violações foram identificadas durante o mês de abril, o que significa que uma pessoa idosa pode ter sofrido mais de dois tipos de violência - Prefeitura de Caruaru

Pernambuco registrou um aumento de 50% nos casos de violência contra a pessoa idosa comparado ao mês de março. Os casos foram registrados pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). De acordo com o programa, as denúncias aumentaram no período de intensificação do isolamento social devido à pandemia do coronavírus. Foram registradas 63 denúncias em abril e 42 queixas em março.

De acordo com a CIAPPI, 140 violações foram identificadas durante o mês de abril, o que significa que uma pessoa idosa pode ter sofrido mais de dois tipos de violência. Os casos mais notificados foram negligência, violência financeira e física, sucessivamente. Ainda segundo o programa, as mulheres são e permanecem sendo as maiores vítimas representando cerca de 80% de todas as denúncias que ocorre em 90% dos casos em ambiente intrafamiliar.

Para realizar a denúncia contra qualquer tipo de violência à pessoa idosa, é possível entrar em contato com o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI) através dos números 3182-7649/ 3182-7607 ou através do e-mail [email protected]. O CIAPPI funciona das 9h às 13h. 

Edição: Monyse Ravena