Rio de Janeiro

Democratização

Profissionais da saúde lançam campanha "Leitos para todos" durante pandemia

Campanha tem como objetivo garantir que o maior número de doentes tenha acesso ao atendimento médico

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O estado do Rio possui atualmente 3.786 leitos de UTI, sendo que 2.611 estão na rede privada - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Um grupo de profissionais da saúde lançou nesta quarta-feira (25) a campanha “Leitos para Todos”. A iniciativa aponta a urgência em promover medidas de universalização da saúde durante a pandemia do coronavírus para garantir o tratamento adequado à população.

De acordo com a assistente social e sanitarista, Amanda Frazão, uma das idealizadoras da campanha, o Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser levado ao colapso em poucas semanas pois não há a capacidade para absorver os casos graves da covid-19 previstos para o Brasil. Ela explica que a campanha “Leitos para Todos” busca sensibilizar a sociedade para a gravidade da situação e propor medidas, como o gerenciamento de leitos privados pelo poder público, para garantir que o maior número de doentes tenha acesso ao atendimento médico. 

“Nossa proposta é que os leitos sejam gerenciados pelo poder público, independente se está no SUS ou na rede privada, e que sejam acessados por meio de fila única a partir de critérios de gravidade do caso. Essa já é uma forma utilizada aqui no país, por exemplo, quando se faz transplante de órgãos”, explica Frazão. 

Dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) apontam que o estado do Rio de Janeiro possui atualmente 3.786 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo que 2.611 estão na rede privada. Segundo Frazão, essa distribuição privilegia o atendimento de pacientes com coronavírus que possuem plano de saúde. 

“Se a gente vive numa sociedade que é desigual socialmente, isso vai se concretizar também no número de óbitos, ou seja, vai morrer muito mais pobre do que gente mais favorecida e privilegiada financeiramente. A tentativa [da campanha “Leitos para Todos”], para além de tentar controlar a pandemia e diminuir o número de óbitos que estamos prevendo, é enfrentar essa desigualdade social que já vivenciamos”, afirma. 

A campanha começou primeiro no estado do Rio de Janeiro e já está nas redes sociais. A iniciativa também destaca a urgência para que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estejam disponíveis para todos os profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus. 

Números

O último boletim da Secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro informou que até esta quarta-feira (25), 370 casos de covid-19 foram confirmados no estado.  O Rio já registra oito óbitos causados pela doença.

Um relatório sobre o impacto do coronavírus no país, realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e divulgado pelo The Intercept Brasil na última terça-feira (24), projeta que 5.571 brasileiros deverão morrer por covid-19 até 06 de abril. 

Edição: Mariana Pitasse